segunda-feira, 18 de outubro de 2010

AS MAMAS

As mamas ou seios são também chamados de glândulas mamárias.

As glândulas mamárias têm em ambos os sexos têm o mesmo desenvolvimento até a puberdade.
Na puberdade, as mamas femininas evoluem mediante estímulos hormonais (hipofisários, ovarianos).
Cada mama é formada por aproximadamente 20 ou 25 lobos mamários.
Os lobos estão dispostos radialmente, em maior ou menor profundidade, a partir do mamilo, onde cada lóbulo drena para seu conduto correspondente. Tais condutos denominam-se galactóforos.
O mamilo é pigmentado e possui glândulas sebáceas que não possuem folículos pilosos.
Antes de abrir-se no mamilo, o conduto galactóforo apresenta uma dilatação chamada seio galactóforo.
anatomia da mama


Os lóbulos mamários são formados por várias subunidades e estas por diversos condutos chamados condutos alveolares. Durante a gravidez, estes condutos dão início ao desenvolvimento de um grande número de alvéolos secretores.
Do ponto de vista funcional, podemos distinguir três situações que afetam o tecido mamário: a mama em repouso, a proliferativa e a mama lactante.
1) Mama em fase de repouso: as características da mama neste estado são as descritas. Não obstante, o epitélio que recobre a parede dos condutos apresenta alterações cíclicas por influência hormonal. Nas fases tardias do
ciclo menstrual, a luz dos condutos é mais proeminente.
2) Mama proliferativa: ao longo da gravidez, por causa da atividade hormonal, são produzidas alterações notáveis na estrutura e no volume mamários. Inicialmente existe um crescimento do epitélio tubular e se formam muitos alvéolos suplementares. Os lóbulos mamários aumentam de volume. Estas alterações devem-se à ação combinada de estrógenos, progesterona, hormônios tireóideos, esteróides supra-renais e um hormônio placentário chamado galactogênico. Nas fases mais avançadas da gravidez, inicia-se a secreção do colostro, dilatando-se os condutos e os alvéolos. O colostro é um líquido rico em proteínas e anticorpos maternos. É segregado até os primeiros dias de lactância.
3) Mama em fase de lactância: nesta fase a secreção e liberação de prolactina é estimulada; este hormônio da adeno-hipófise controla a secreção mamária, estimulando a produção de leite materno. Nesta fase, praticamente toda a mama é formada por tecido glandular e os alvéolos mamários se encontram bastante dilatados.
O leite materno contém proteínas, gorduras, açúcares e vitaminas. Sua produção é contínua se a sucção persiste, inclusive até muito tempo depois do parto.
Na expulsão do leite também a sucção intervém como mecanismo inicial, mas sua regulação é controlada pela ocitocina. Este hormônio produz a contração das fibras musculares lisas dos alvéolos e condutos.
O desmame, isto é, a supressão do mecanismo de sucção, produz a regressão da morfologia da mama lactante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário