O hipotireoidismo é ocasionado por produção e liberação insuficientes ou ação inadequada dos hormônios tireoidianos.
Uma breve explicação de como funciona a glândula tireóide:
A tireóide produz dois hormônios o T3 e o T4 (leia tireóide)
A glândula hipófise ou pituitária (localizada na base do cérebro), controla o funcionamento da tireóide através de uma substância chamada TSH (Hormônio Estimulador da Tireóide, em inglês). Este TSH estimula a tireóide a produzir os hormônios T3 e T4. Quando os níveis de T3 e T4 diminuem, a hipófise aumenta o TSH para estimular a produção de mais T3 e T4 pela tireóide. Quando os níveis de T3 e T4 estão altos, o TSH é reduzido, diminuindo a estimulação a produção de T3 e T4.
O Hipotireoidismo pode ser causado resumidamente por um problema na glândula tireóide (hipotireoidismo primário), por um problema na hipófise/hipotâlamo (hipotireoidismo secundário/terciário)
A classificação do tipo de hipotireoidismo é realizada através de exame de sangue laboratorial, com dosagens de TSH e T4.
No hipotireoidismo primário (problema na tireóide), a tireóide não está produzindo uma quantidade de hormônios suficientes, estão manda um sinal para a hipófise e esta aumenta o TSH, o hormônio que estimula à tireoide, com o objetivo de tentar estimular a tireoide a produzir mais T4, sendo assim, teremos TSH aumentado e T4 baixo.
No hipotireoidismo secundário/terciário (problema na hipófise/hipotálamo), o hormônio que estimula a tireoide está diminuído, sendo assim, não há estimulo para a tireoide produzir seus hormônios e encontramos no exame de sangue laboratorial, TSH baixo e T4 baixo.
A forma primária representa cerca de 90% do total de casos existentes. As duas principais causas de hipotireoidismo em nosso meio é tireoidite de Hashimoto e devido a remoção cirúrgica da tireóide por alguma patologia.
Sinais e Sintomas de Hipotireoidismo
· Cansaço, sonolência
· Fraqueza
· Anemia
· Pele seca, fria e grossa
· Intolerância ao frio
· Perda de cabelo
· Dificuldade de concentração
· Depressão
· Amnésia
· Constipação intestinal
· Ganho de peso com pouco apetite
· Rouquidão, fala lenta e arrastada
· Diminuição da audição
· Edema facial (inchaço)
· Edema mãos e pés
· Hipertensão Arterial
· Bradicardia (diminuição da Frequência cardíaca)
· Síndrome do túnel do carpo
Bócio
O bócio é o aumento da glândula tireóide, este pode existir no hipotireoidismo e no hipertireoidismo.

Ao detectar um bócio ao examinar o paciente, o médico deve pedir a dosagem dos hormônios da tireóide.
Nenhum comentário:
Postar um comentário